Mensagem Grão-Mestre

Data: 25/03/2020

Publicado pelo Grande Oriente Paulista - GOP-SP

Queridos Irmãos do Grande Oriente Paulista,    

Em cumprimento à nossa responsabilidade social, para melhor combater a pandemia do COVID-19, estamos exercendo nossas atividades em casa.  

Estamos com nossas famílias, em distanciamento social, dentro de nossos lares.

E não estamos acostumados com isso.
 

Nunca fizemos treinamento para tal. Uma situação completamente nova pra todos nós.  

Em poucos dias já observamos mudanças de humor.  

Como maçons, é importante prestar atenção a esses sinais, e que sejamos pessoas prudentes.  

Vamos procurar eliminar, logo no início, qualquer “ruído” dentro de casa que possa prejudicar a "harmonia da casa". E é muito importante que sejamos a pessoa responsável por isso.
 

Vamos procurar proteger nossas famílias não fazendo cobranças excessivas.

Tentar não ser rabugentos, não esperar tudo na mão, não ser dono do controle remoto da tv, não ficando, o dia inteiro, deitado no sofá bebendo cerveja.   Estejamos o tempo todo preocupados com o "humor da casa".

Procuremos promover atividades como jogos, diversão, conversa fiada, estudo bíblico (pra quem é cristão). Vamos assistir filmes juntos.   Procuremos aumentar o amor, nunca o contrário.  

Nossas casas poderão entrar, na semana que vem, em outro nível psicológico.

Cabe a nós promover que esse nível seja mais alto, mais alegre, mais harmônico. Nós é que procuramos trabalhar a “pedra bruta”, eles não.   Então, como já sabemos disso, sejamos precavidos.

Não alimentemos conversas erradas, desavenças, brigas ou mágoas antigas.   Seus pais, sua mulher, seus filhos, poderão ficar estressados muito rapidamente, mas lembre-se:  

A ÚNICA PESSOA QUE NÃO PODE FICAR ASSIM É VOCÊ.
VOCÊ É O CONSTRUTOR SOCIAL.
VOCÊ É O MAÇOM.
A VOCÊ É ENSINADO COMO SER LÍDER.  

Além disto, lembremos de nossos irmãos. Utilizemos a lista de contatos de nossa Oficina. Vamos fazer um esforço e entrar em contato TELEFÔNICO com eles. O WhatsApp não substitui o som de sua voz perguntando como o Irmão está passando nessa provação. VVMM liguem para os irmãos de suas lojas, um a um, e conversem com eles.

Solicitem à sua Diretoria que também o faça. Essa é uma das obrigações também dos 1º e do 2º VVig.
  Contatem a todos pelo menos uma vez na semana e saibam de suas necessidades tentando buscar soluções em conjunto.

Nesta hora estes Contatos são fundamentais, são imprescindíveis.   Desejamos que nossa quarentena possa ser a mais curta possível, e que traga experiências engrandecedoras de amor e paz.